quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

OS ABUTRES - ATACAM - 1968

Estou repostando um álbum que já foi compartilhado, em setembro de 2007, pelo excelente blog "brnuggets.blogspot.com.br". Trata-se do único disco da banda Os Abutres, intitulado "Os Abutres Atacam", que foi lançado em 1968, pela desconhecida e independente gravadora Codil, com o selo (label)  Big e produção da RioSom. O destaque desse disco são as músicas De Com Força Prá Frente e Nunca, Nunca, sucesso do grupo uruguaio The Shakers.

De acordo com o o blog Brazilian Nuggets, a banda Os Abutres agitou a cena carioca nos anos 1960. Fazia parte da leva de bandas que dividiu a carreira entre palcos dos clubes e programas de rádio e televisão, o que era comum naquela época. 

A sua formação era composta pelos irmãos Nando (guitarra), Lobo (guitarra) e Tuna (bateria), além de Careca (vocalista) e Chico (baixo). Após quatro anos de carreira, o grupo se dispersou e os seus integrantes seguiram outras profissões.

Apesar das limitações de áudio, vale a pena conhecer. As músicas do álbum são:

01 - O Sapato
02 - O caderninho
03 - Não sou bobo
04 - Sem dinheiro
05 - Mister lobo
06 - Estou naquela
07 - De com força prá frente
08 - Fora da onda
09 - A lua
10 - Nunca nunca [Never never]
11 - Foi você
12 - Meu amor me deixou
















12 comentários:

  1. Grande raridade. Há, também, um lançamento de um grupo denominado "Os Abutres", pelo selo Paladium. Trata-se de um disco instrumental (título: "Let Kiss"), lançado, provavelmente, em 1965 e contém as seguintes faixas: Let Kiss Jenka / El Relicario / Swing Safari / If I had a Hammer / Tremarella / Blue Star / Walkin' / Vôo do Abutre / The Blob / The Intruder / The Conquistador / Django. Não sabemos se se trata do mesmo grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Druca
      Foi oportuno mencionar sobre a outra banda homômina. Segundo o livro de Laercio Pacheco Martins, "O Rock and Roll: origem, mitos e o rock instrumental no Brasil e em outros países", são bandas distintas. Os Abutres que gravaram bem conceituado disco pelo selo pela Palladium eram de Minas Gerais.
      Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Você tem razão, Hedson. A banda "Os abutres" carioca possui apenas o álbum aqui compartilhado. Sou sobrinho do baixista Chico (que está acima na escada), e que infelizmente faleceu no ano de 1978. Na família, restou apenas um exemplar do LP "os abutres atacam" que é tratado como relíquia, e agradeço enormemente pelo serviço desse blog pois assim consegui os arquivos eletrônicos das músicas sem ter de pedir emprestado o tesouro guardado há algumas décadas por meus outros.
    Recentemente foi lançado o Livro, "As histórias secretas do rock brasileiro" de Nélio Rodrigues, o qual irá contar um pouco da história dessa e de outras bandas que nas décadas de 60 e 70 criaram as bases do rock nacional.
    Grande abs,
    João Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Paulo
      É bom ter contato com alguém que proximidade com algum dos integrantes da banda. Mas também é uma pena o falecimento do Chico. Acredito que isso também é mais um motivo para resgatarmos o trabalho deles e homenageá-lo, juntamente com seus colegas. Certamente, esse disco é uma relíquia. Também tenho um exemplar. Fico feliz de ter contribuído para o seu acervo. Como pode verificar, tenho resgatado muitas bandas dessa época.
      Quanto ao livro, você sabe me dizer como faço para adquirir um exemplar desse livro?. Para mim ele será muito útil em minhas pesquisas.
      Obrigado pelo apoio, esteja conosco e sempre que possível, nos divulgue.
      Um grande abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. oi Hedson aqui é Nando guitarrista da banda Abutres, fiquei muito feliz em saber que vc resgata o rock dos anos 60.
    Qualquer coisa entre em contato comigo
    meu e-mail: alferlobao@hotmail.com
    um Abutre abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nando
      Vou lhe enviar um email, para que possa me passar mais informações sobre o grupo Os Abutres.
      Um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. Prezado Hedson, o livro a que me referi foi lançado recentemente, e consegui comprar o meu na Livraria da Travessa do centro do Rio, mas acredito que esteja disponível em qualquer grande livraria.
    É uma obra de Resgate histórico tão importante quanto a esta sua página aqui.
    com essa pesquisa que venho realizando consegui entrar em contato com o Nando, guitarrista dos Abutres, que escreveu o comentário abaixo, e que me ajudou a recuperar um pouco mais da história de meu tio.
    Muito obrigado a todos vocês.
    grande abs,
    João Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Paulo
      Obrigado pela informação. Acabei de adquiri-lo pelo Mercado Livre.
      Aproveitei para entrar em contato com o Nando e assim poder obter mais informações a respeito do grupo e também falar sobre rock brasileiro.
      Só para finalizar, veja nossa primeira postagem de Julho, com o grupo brasileiro The Gentlemen.
      Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  5. Prezado Heldson

    Sou o Tuna ex-baterista dos Abutres. Parabéns pelo blog, se quiser mais informações sobre os Abutres é só me contatar pelo email; acclobao@gmail.com
    abcs,

    Tuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuna
      É uma satisfação que tenha nos contatado. Acabei de enviar um email para você. Espero que possamos manter contato.
      Obrigado pelo seu apoio ao blog
      um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  6. Olá, Pessoal.

    O livro "Histórias Secretas do Rock Brasileiro" traz a história dos Abutres. Abraços. Nelio Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Oi Hedson, sou jornalista e filho do guitarrista Nando, sobrinho do baterista Tuna e do guitarrista Lobo, parabéns pelo trabalho! williancrdz@gmail.com

    ResponderExcluir